Por: Nonatto Coelho
A PINTURA ESTÁ MORTA?
Nós podemos imaginar a vertigem que certas academias ( não é regra geral) tem de aceitar de forma positiva o ofício da pintura no mundo contemporâneo. Essa frase de efeito cunhada que diz "A pintura está morta " , para mim não passa de uma provocação, um brado estéril, prepotente, frase de efeito de quem por ventura tem ou teve o "poder " de falar, e foi cooptada por gente que não gosta, ou não sabe pintar.
O poder é uma coisa maravilhosa, mas o poder concedido à pessoas inteligentes é o que leva à boas convenções da vida em geral. Eu tenho observado o conceito de certas academias que por falta de competência, ou compromisso com a arte tem levado à distorção da realidade do fazer artístico. E aí deforma e não informa à contento o neófito. Muita gente que poderia ter encontrado uma boa formação, se perdeu nos compêndios de Academias arte. Eu continuo acreditando que arte não se ensina, entretanto se aprende. Arte, como a fé na religião não pode ser ensinado, ninguém aprende a ser criativo, nasce criativo e a escola pode ajudar, quando não confunde e aniquila o calouro impondo dúvida intransponíveis ao mesmo, provocando um efeito contrário... O stablisment quer que vc tenha um diploma, tudo bem, não vejo nenhum problema nisso, mas o problema da pessoa que entra na academia para "Se tornar artista", frequentemente começa quando termina a faculdade. A faculdade não ensina como vender o trabalho do antropo e por aí pode ter feito de você um arte educador. Somente.
Ser artista é ter o dom. A pintura não morrerá jamais, isso é balela de quem tem limitações no campo, mas é um professor de ensino superior; daí é preciso desconstruir o ato pictórico para sua existência como professor sem knowhow acontecer na instituição de ensino . Eu conheço academias, principalmente na Europa, que tem um corpo docente compromissado com a pintura, e tem competência de sobra no campo pictórico. Pergunte à esses mestres se a pintura está morta.
Arte pictórica esteve conosco nas cavernas, e se voltarmos pra caverna ela nos acompanhará . A pintura esteve, está e sempre estará viva.
Abraço fraterno 🎨
Nonatto Coelho
Artista e pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário