sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PLASTIC ONO BAND DE JOHN LENNON - UM BELO DISCO!


(Por Diego EL Khouri)






Esse primeiro disco do John Lennon após a separação oficial dos The Beatles é lindo! Plastic Ono Band é um dos álbuns que sempre revisito. A bateria da primeira faixa (Mother) me deixa numa onda de êxtase intensa. Ouvindo agora me deu uma puta vontade de aprender a tocar bateria! É lindo ouvir sua voz melodiosa vomitar esses versos "Children, don't do what I have done/ I couldn't walk and I tried to run/So I, I just got to tell you/Goodbye, goodbye". Working Class Hero me dá vontade de quebrar tudo ao redor, As soon as you're born they make you feel small (Logo que você nasce, fazem você se sentir pequeno)... When they've tortured and scared you for twenty odd years/ Then they expect you to pick a careerParece que me desnudou a alma ao cantar tais versos: They hate you if you're clever and they despise a fool/ Till you're so fucking crazy you can't follow their rules (Eles te odeiam se você é esperto, desprezam se é um idiota/ Até que você esteja tão louco que não consiga seguir as regras deles). Os medos dessa sociedade sangue-suga na música Isolation. O niilismo de God é do caralho (!!); "Deus é um conceito/ Pelo qual medimos/ nossa dor"; "Eu não "acredito em mágica/Eu não acredito em I-ching/ Eu não acredito em Bíblia/ Eu não acredito em tarô/ Eu não acredito em Hitler/ Eu não acredito em Jesus/ Eu não acredito em Kennedy/ Eu não acredito em Buda/ Eu não acredito em Mantra/ Eu não acredito em Gita/ Eu não acredito em Ioga/ Eu não acredito em reis/ Eu não acredito em Elvis/ Eu não acredito em Zimmerman/ Eu não acredito em Beatles". Remember, contra todo tipo de dominação, prolonga ainda mais esse niilismo. My Mummy's Dead é de uma profundidade poética incrível! Love como uma resposta positiva a todo pessimismo bastante presente no disco: Love is real, real is love. "Sentamos e conversamos sobre revolução/ Como dois liberais no sol"; "Nós dois estávamos nervosos sentindo culpa/ E nenhum de nós sabia por quê". Poderia horas e horas falar sobre esse disco (e é assunto bom de debater, principalmente em mesa de bar), mas o melhor mesmo é ouvir Plastic Ono Band no último volume!! Mergulhem nesse mar alucinante!

...É sempre bom revisitar o que é belo!
......................................
JOHN LENNON
Álbum: Plastic Ono Band
Ano: 1970

Faixas:
(Todas as músicas foram compostas por John Lennon.)

Lado A

1.    Mother
2.    Hold On
3.    I Found Out
4.    Working Class Hero
5.    Isolation

Lado B

1.    Remember
2.    Love
3.    Well Well Well
4.    Look At Me
5.    God
6.    My Mummy's Dead

Nenhum comentário:

Postar um comentário