quarta-feira, 17 de julho de 2019

NASCIMENTO


 (o Cometa atravessou o peito)

Por: Diego El Khouri

Lua translúcida e mágica. A história  perpassando pelos poros e alma. Memória  viva de uma cidade, de um lugar....A poesia nas calçadas  irregulares de Paraty e a cerveja gelada no bar. Poetas por todos os lados. Música  por todos os lados.  E de repente  nos  conectamos. Somos de países  e culturas  diferentes.  Sou da cidade do sol e você da lua. Vivemos uma noite surreal pelo centro histórico  de Paraty.  até  que enfim encontramos nosso mundo. O meu mundo. O teu mundo. Fumamos  nosso baseado  fumaça  leve iluminando o cais. Conversamos com os olhos e com a boca. A lua intensa iluminava nosso coração. Dias de bebedeira na festa da poesia e estava ali apenas me embriagando no seu olhar... Naquela noite, naquele julho de 2019 (ou poderia ser qualquer ano) ali estava toda minha essência iluminada pelo amor. É impossível dizer o que se passou. Certas coisas não se descrevem com palavras. Certos atos não se desenham em versos. Aquilo foi surreal e intensamente real. Apenas o mar, a lua, as estrelas... Apenas eu e você... Você  tão distante veio para, voluntariamente, abraçar a cara da injusta miséria dessas crianças abandonadas na favela... e dar um norte belo para esses meninos e meninas ausentes e esquecidos pelo estado (estado que insisto em escrever com letra minúscula)... Nossos bolsos com guimbas de cigarro guardadas para o próximo lixo... a gente ria de tudo e de tudo o rosto pintava serenidade... paz... uma paz azul como o mar, iluminado como o céu... as pessoas não existiam mais... seu país distante, minha cidade longínqua... nossas dores e alegrias... nada mais existia... você foi o cometa que atravessou meu peito e deixou marcas profundas na minha alma... na sua alma... Talvez os caminhos não se cruzem mais... Talvez nem mais conversa, nem abraço (aquele abraço demorado cheio de ternura; o melhor abraço de nossas vidas)... Você tem uma história... A minha já se perdeu em um barco à velas que arrancou de mim meu passado... Os detalhes, gostos, jeitos, sinuosidades me transformaram ...  não preciso dizer... sempre digo que “sentir é mais que saber”... Registrar tudo que aconteceu daria mais beleza a esse desabafo-relato... Mas sentimentos não carecem de explicação... os detalhes estão guardados para sempre em nossa memória...  Para viver esse amor o que fazer ? Enfrentar a distância quilométrica que nos separa? Enfrentar um Estado fascista que na terra tupiniquim  mata nossos índios, crianças, negros e pobres? Vencer o abismo cultural contra a cultura respeitada que em sua nação vive cada dia mais? Possuir virtudes (virtudes que não tenho) perante uma história na qual você já estava acostumada? Abrir portas e janelas dessa casa fechada? O que vivemos foi real – surreal. Amor que nos engrandece e nos faz reis e rainhas nessa terra. Não  nos beijamos, nem amor fizemos ... e para nós dois, eu e você, irremediavelmente, foi que a noite mais linda de todas  que vivemos e isso ninguém nos tira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário