terça-feira, 22 de novembro de 2022

Pedregulho e não ursinho de pelúcia (artista que se adequa que se ferra!)

 Por: Diego El Khouri



__ outsider da galáxia de parnaso __



Roberto Piva dizia que tinha se tornado poeta pela "incapacidade de se conformar" e que não acreditava em "poeta experimental que não tinha a vida experimental". Artista que se adequa ao modus operandi dessa sociedade escrota e insensível é um ser fadado ao abismo histórico. Poeta não tem que ter medo de amar, de se drogar, de fazer coisas. "Se masturbar na montanha como um tecno pagão" assim "como os anjos de Rilke dando o cu nos mictórios"... São metáforas que causam incômodo em  toda família  bunda mole "tradicional" brasileira... É claro que há um preço alto em não seguir o fluxo careta e reacionário desses tempos medíocres... E que isso gera tempestades na vida cotidiana de todo outsider da galáxia de parnaso. É ainda mais gritante quando além do contexto histórico/social há a questão geográfica afiando suas garras na tentativa de frear qualquer movimento de vanguarda. Goiânia é uma cidade que vive esse sentimento blasé ... Até mesmo os ditos poetas cults independentes se embriagam nessa mesmice provinciana. Quando se produz uma arte violenta, ácida e verdadeiramente subversiva  contracultural vai ter aquelas pessoas dizendo "se adeque, perfume suas ações, seja menos chocante".. isso me faz lembrar o bardo Rimbaud no   Cabaret-Vert esporrando no copo de um parnasianismo e correndo atrás com um chicote para ver jorrar sangue na pele do  "poeta baboso" ou "poeta de gabinete", como dizia o vagabundo Piva, quando o poetinha  desmereceu a potência imagética escatológica de seus versos-ácidos. Como diz o irmão Danihell Slaugther, "somos dinamites que vai destruir essa merda toda". Somos o vírus para sacudir os corações e o vômito podre a chacoalhar  ventres doentes da engrenagem capital. Aquilo que vocês chamam de prepotência, eu chamo de punheta elétrica atravessando o século e esmagando cidades com a atemporalidade da hemoglobina herdeira de Bocage, Lautreamont, Villon, Adelaide Crapsey, Baudelaire e todos os vagabundos iluminados do Dharma, como o drogadão maravilhoso Jack Kerouac falava .




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