terça-feira, 17 de março de 2020

PANDEMIA


Por: Mariana Valle

não sou profeta, sou poeta,
e como tal apenas sinto, não sei,
mas não minto e vos direi
que a doença da vez
não é só a tal corona
e essa lei 
de quarentena
que nos fez 
mudar toda a rotina

o assunto é sério
não acredito em mistérios
e sim no que diz a ciência
é preciso cuidado, calma
disciplina e paciência
mas nada assim funciona
se não houver consciência

creio mesmo
que a maior doença
é a da violência das almas
nesta hora que pede calma
e não mais agressividade

como podem ainda estar brigando 
para serem donos da verdade?
para poderem lacrar com os amigos
destilando ignorância e crueldade?

como podemos 
lado A, lado B
tanto eu como você
querer ditar lugar de fala
viralizar toda essa raiva
disseminar competição?

não, eu digo não
já estamos todos doentes
nessa de estarmos crentes
que podemos continuar
a agir assim

é preciso dar um fim
a esse vírus que não vai embora
justamente agora
em que todos correm risco
e o futuro é inseguro

arrisco-me a dizer
que não há mais aquele muro
entre ocidente e oriente
dividindo toda gente
entre o bem e o mal

o mal está dentro de nós
todos nós
e não só no vírus da COVID
mas é preciso que a gente se ligue
que ele também está no meio de nós
ele, o bem, nessa hora atroz
em que depende da gente ir além
ser mais inteligente
e usar o caos pra evoluir
aprender e seguir
numa limpeza interna

não adianta estocar álcool em gel
e acreditar que vai pro céu
porque é “cidadão de bem”
e deixar outros cidadãos sem

não adianta se limpar por fora
e continuar imundo por dentro
em seu isolamento
infectado por essa loucura
de achar que a cura
é se guardar em bolhas higienizadas
de ideologias compartilhadas

estamos todos no mesmo mundo
e somos obrigados a conviver
mesmo nesta hora em que não dá pra ter
muita gente junto

eu poderia estender o assunto
e falar dias sobre isso
porque é meu compromisso
transformar em poesia
toda a minha agonia

mas acho que já me fiz entender
sobre esssa tal pandemia
que ainda vai crescer

eu ainda confio,
tanto em mim como em você
que podemos aprender
com toda essa loucura
se desatarmos esses nós

não estamos sós
e temos a cura
ela está dentro de nós  

Mariana Valle – 17/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário