terça-feira, 2 de novembro de 2021

Por: Maha Iza

1


Na rota de cora eu vi anu branco em pé de jatoba, pé de urubu, condomínios de joao de barro e juriti na estrada. Vi coruja branca com filhote no teto da igreja do povoado de são benedito. Abelha em assapeixe do Assentamento. Vi cidades abandonadas como o povoado de palestina e um cemitério histórico no antigo ouro fino. Vi feitura de polvilho e farinha de mandioca e vi o rio uru contaminado por ureia. Vi cerca que chega ate no rio, vi placa da bayer em pivo central. Eu senti o sol e o calor e a destrução que causa as grandes lavouras. Eu vi marca de afiação de unha de onça em árvore. Vi crianças senhoras andarem mais de 20 kms cantando poesias. Eu vi a fé fazer surgir um novo negócio e como grávida vi que é possível caminhar mais de 70 kms em total segurança amparada pelos mistérios da natureza... eu vi que cagar no mato é liberdade. Eu vi muito espinho no cerrado...desmatado...e que carrapato nāo mata. Eu senti o cheiro de murici....assisti um eclipse lunar em cima de uma árvore caída sobre uma casa em ruínas por um raio, cemitérios de arvores ou matinhas de cipó são magicos, eu vi barata de rio, bezouro primo do rola bosta é comestível, comi flor. Eu vi mulheres cuidando uma das outras, bebi de nascentes d'água. E pude ver que sou espírito após a cromoterapia mediada por Alencar no por do sol do Parque Serra Dourada. Aprendi novas músicas que guiam os passos.

 

2


ave lúcifer

a cabeça da medusa

está no meu quadril


3


o ato universal 

de amor cotidiano em que a mulher

corta as unhas de seu homem, amado ou não.


as unhas é extremidade

de intensa paixão humana


as unhas  do pé de jesus sendo

tocadas pelos cabelos

de maria irmã de marta irmã de lázaro,

e pelo perfume de Madalena. 

Madalena nunca teve os pés lavados.


por baixo das unhas

enfia-se uma américa latina inteira

de ditadura 


por baixo da terra

a mulher e o homem morre, 

as unhas não. 


assim como caem os ditadores, 

e as unhas das torturadas caem,

caem os cordões umbilicais

dos bebês roubados na argentina

o dna está nas unhas, mas 

 os corpos das mães caem no mar 

&

 os tiranos se sucedem.


as revoluções

brevemente morrem.

os tiranos se sucedem.

& o homem sempre aparece 

nos livros de história,

a mulher não.

as unhas  de ambos

,mortos, 

crescem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário