quarta-feira, 6 de março de 2024

Will Eisner (1917-2005): O maestro dos quadrinhos


 

Will Eisner é figura fundamental na história dos quadrinhos mundiais. Uma obra poética profunda e extremamente filosófica. Elevou essa linguagem  a níveis criativos ainda não explorados... Em seus quadrinhos as palavras não são meras informações expostas para gerar comunicação, elas são em muitos casos parte gráfica da narrativa como objetos concretos e participativos.  Essa junção explora justamente romper com os limites da "arte sequencial", termo preferido pelo autor sobre esse tipo de trabalho. Poderia me estender mais sobre a imensa contribuição desse maluco para o universo das histórias em quadrinhos, mas aqui fica esse registro para exercitar a memória e  por consequência mencionar a importância desse artista no cenário cultural.


              Diego El Khouri 


 


"Os quadrinhos ocupam um lugar muito interessante no mundo da comunicação. Eles preenchem um hiato entre o impresso e o imaginário.
Nós vamos agora para o que eu chamo de uma era visual, em que as informações são transmitidas pelas imagens, principalmente porque a transmissão das informações não pode mais depender unicamente das palavras.
Os quadrinhos são uma nova dimensão que une o texto à imagem. Esses elementos estarão presentes na era eletrônica e na dos computadores. A mídia impressa irá sobreviver, mas em grande competição com a eletrônica. E a importância dos quadrinhos enquanto mídia está crescendo.
Quando digo quadrinhos, devo enfatizar que estou me referindo a uma sequência de imagens para contar uma história."

          Will Eisner 













Nenhum comentário:

Postar um comentário