terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS

(Por Winter Bastos)

A palavra anarquia é um substantivo feminino derivado do grego anarkhia (an - não, arkhé - governo). O radical grego arkhé também dá origem a outras palavras na Língua Portuguesa, como hierarquia e monarquia.
.
Anarquia (assim como acracia) significa ausencia de governo e representa o estado de um meio social em que inexiste autoridade.
.
Anarquismo é um sistema de pensamento segundo o qual é possível e aconselhável que a sociedade se organize sem autoridade. Anarquistas somos todos os que partilhamos desse ideal. Nós, anarquistas, portanto, não somos contra a ordenação; pelo contrário, acreditamos que a verdadeira ordem (harmonia) só pode existir numa sociedade em que não haja governantes e governados, proprietários e despossuídos, patrões e empregados, senhores e escravos.
.
O termo libertário foi criado em 1858 por Joseph Dejacque e retomado pelo anarquista francês Sebastien Faure (1858-1942) no fim do século 19. Hoje, libertário, ácrata ou acrata são sinônimos de anarquista. Acrata é uma variação do vocábulo original ácrata, por analogia com palavras como: democrata, fisiocrata, aristocrata etc.
.
O vocábulo ordem, em Português, pode significar organização, ordenamento. Somos a favor da organização, pois sem ela não é possível uma vida social justa. Porém ordem, na Língua Portuguesa, pode significar também mandamento, imposição, como na frase: "O sargento deu uma ordem ao soldado". Somos contra as ordens impostas de uma pessoa a outra, pois todos devem ser iguais em direitos e deveres, sem comandantes e comandados. A sociedade só estará organizada de forma harmônica quando não mais houver autoridade e poder de mando, quando estabelecermos a autogestão generalizada.

Um comentário:

  1. a consciência seria nosso governo particular, nossa lei, distinção entre certo e errado, né...
    pena que muitos não a tenham, daí essa merda de governos e leis.
    que também pecam contra a consciência.
    bolinhadenevequevirouavalanche

    ResponderExcluir